O cinema brasileiro acaba de dar mais um passo gigante em Hollywood. Na manhã desta quinta-feira (22), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2026, e o grande destaque nacional, O Agente Secreto, confirmou o favoritismo ao conquistar quatro indicações em categorias de peso.
Dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, o filme conquistou quatro indicações históricas. O Agente Secreto não apenas garantiu seu lugar como representante brasileiro em Melhor Filme Internacional, mas também rompeu a bolha das categorias específicas ao ser indicado a Melhor Filme e na inédita categoria de Melhor Direção de Elenco. O maior destaque individual, porém, vai para Wagner Moura, que se tornou o primeiro brasileiro a ser indicado à categoria de Melhor Ator, consolidando uma performance que já vinha sendo aclamada internacionalmente após sua vitória no Globo de Ouro.
A indicação de Wagner Moura consolida sua carreira internacional. Ele enfrentará gigantes como Timothée Chalamet (Marty Supreme) e Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra). O favoritismo do brasileiro é real, impulsionado por uma crítica internacional que descreveu sua atuação como “uma força da natureza”.
Quando acontece a cerimônia?
A 98ª edição do Oscar está marcada para o dia 15 de março de 2026, no tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles. O Brasil chega a esta cerimônia com uma expectativa renovada e um favoritismo real, especialmente após o desempenho histórico do ano passado. No Oscar 2025, o país finalmente quebrou o jejum de décadas e conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Naquela ocasião, Fernanda Torres também brilhou com uma indicação a Melhor Atriz, marcando o retorno do cinema nacional ao topo do pódio. Agora, com O Agente Secreto, a indústria brasileira tenta um feito inédito: vencer o prêmio de Melhor Filme ou consagrar Wagner Moura como o melhor ator do ano perante a Academia.
Quer saber mais curiosidades sobre o Brasil no Oscar? Clique aqui.