Nosso Drama | Tudo sobre dramaturgia brasileira

TOP 10 personagens de 2023

O ano de 2023 trouxe boas surpresas para a teledramaturgia brasileira. Novelas como “Vai na Fé” e “Todas as Flores” marcaram o ano, sendo consideradas, inclusive, algumas das melhores novelas da década até então. Mas quais seriam os personagens das tramas de 2023 que marcaram o ano? Para isso, usamos alguns critérios como importância em suas respectivas novelas, aceitação do público e desempenho de seus intérpretes. Você também pode assistir o nosso vídeo no YouTube sobre o tema. Nele, falamos mais detalhadamente sobre cada um dos personagens. Sem mais enrolações, vamos conferir a lista?

 

10º Lugar – Xaviera (Giovana Cordeiro), de “Mar do Sertão”

Giovana Cordeiro com certeza vai guardar “Mar do Sertão” com muito carinho dentro do seu hall de trabalhos. A personagem, que iniciou a trama como uma vilã, foi aos poucos ganhando o carinho do público e crescendo dentro da trama. Seu desenvolvimento foi um dos mais interessantes de acompanhar e o desempenho de Giovana, com certeza, foi essencial para que ela fosse posteriormente confirmada como protagonista de “Fuzuê”, no horário das 19h.

 

9º Lugar – Mauritânia (Thalita Carauta), de “Todas as Flores”

Mauritânia foi um divisor de águas na carreira de Thalita Carauta na teledramaturgia. A atriz vinha performando ótimos trabalhos em filmes e em séries, mas em novelas, seu único trabalho com algum destaque havia sido em “Segundo Sol” (2018). Ainda assim, um papel muito aquém da qualidade, da complexidade e do destaque de Mauritânia. Indo com facilidade da comédia ao drama, a personagem se perdeu um pouco na segunda metade da novela (demérito da autoria, não da atriz), mas conquistou o público!

8º Lugar – Antônio La Selva (Tony Ramos), em “Terra e Paixão”

“Terra e Paixão” foi uma novela conturbada. Teve, em uma proporção bem parecida, bons momentos em meio a momentos não tão inspirados assim. Contudo, suas qualidades precisam ser destacadas. Entre elas, a atuação do sempre genial Tony Ramos. Antônio La Selva foi o primeiro grande vilão da vasta carreira do ator, e Tony nos presenteou com esta belíssima atuação, com muita vilania, pitadas de drama e do humor típico do autor Walcyr Carrasco. Mais um grande trabalho em sua carreira!

 

7º Lugar – Gilda Rubião (Mariana Ximenes), em “Amor Perfeito”

Gilda Rubião é o nome dela! Embora tenha tido papéis emblemáticos na última década, Mariana Ximenes não tinha um papel tão interessante e complexo desde a sua Clara, em “Passione” (2011), na nossa opinião. Gilda foi uma vilã que deixaria orgulhosa as clássicas vilãs mexicanas. Com looks inspiradíssimos, a personagem foi um dos maiores destaques de “Amor Perfeito” e ganhou um número considerável de fãs nas redes sociais.

 

6º Lugar – Maíra (Sophie Charlotte), em “Todas as Flores”

Trabalho difícil, mas irretocável de Sophie Charlotte. As nuances criadas para Maíra, os momentos de viradas de chave, toda a intensidade e complexidade da personagem, foram muito bem defendidas por Sophie, que está em um ótimo momento de sua carreira. A personagem teve uma caída na segunda fase da novela? Teve. Mas total responsabilidade de João Emanuel Carneiro. Uma personagem marcante, que Sophie merecia há anos!

 

5º Lugar – Téo (Emílio Dantas), em “Vai na Fé”

Emílio Dantas foi um dos grandes nomes de “Vai na Fé”. Seu Téo foi bastante odiado nas redes sociais e elevou o prestígio do ator dentro da emissora. Um personagem complexo, dúbio, um vilão que confundiu muitos personagens com sua cara de bom moço, foi muito bem defendido pelo ator, que trouxe à tona toda a crueldade, ironia e malícia do personagem. Um grande momento de Emílio na TV.

 

4º Lugar – Ágatha (Eliane Giardini), em “Terra e Paixão”

Como falado aqui sobre Antônio La Selva, “Terra e Paixão” também trouxe coisas positivas à teledramaturgia. A novela ganhou um fôlego com o retorno da personagem Ágatha (Eliane Giardini), que era dada como morta no início da trama. Este foi o primeiro grande papel vilanesco de Giardini na teledramaturgia, e a personagem ganhou o público. Sua permanência na história fez com que a novela parecesse outra, renovada com a sua participação. Muito se lamentou com a sua saída definitiva, ainda que tenha deixado o mistério de “Quem matou Ágatha?”. Um grande momento na já reconhecida carreira de Eliane.

 

3º Lugar – Vanessa (Letícia Colin), em “Todas as Flores”

Letícia Colin BRILHOU com a sua Vanessa de “Todas as Flores”. A transitoriedade entre a vilania e a comédia, fez a personagem parar nos assuntos mais comentados das redes sociais praticamente todas as semanas de exibição da novela. Com toda certeza, uma das maiores atrizes de sua geração.

 

2º Lugar – Kate (Clara Moneke), de “Vai na Fé”

Ela foi O MOMENTO. Kate Cristina, interpretada por Clara Moneke, foi a grande revelação do sucesso “Vai na Fé”. A atriz chegou a ser indicada ao Melhores do Ano do programa Domingão com Huck, e era uma das favoritas para levar o prêmio. O primeiro papel de Clara nas telinhas já alavancou o nome da artista, que chegou a ser cogitada como protagonista de “Renascer”, posteriormente. Clara também foi convidada para a novela das 19h e para a novela das 18h da emissora, aceitando o segundo papel. Um dos nomes mais memoráveis do ano, sem dúvida.

 

1º Lugar – Sol (Sheron Menezzes), de “Vai na Fé”

Apesar de todos os méritos de “Todas as Flores”, é inegável que “Vai na Fé” foi a grande novela do ano de 2023. E o rosto de “Vai na Fé” é dela: Sheron Menezzes! Sua protagonista segurou a trama e o sucesso da novela com muito carisma e responsabilidade. Um marco e uma virada de chave na carreira de Sheron, que nunca havia sido protagonista na emissora. A personagem representa toda a essência e a popularidade de sua trama e merece figurar entre as grandes, ainda que tenha dado uma freada no seu desenvolvimento na fase final. Sheron merece colher todos os louros possíveis por este trabalho.

 

E ai, o que acharam da nossa lista de grandes personagens de 2023? Comente aqui embaixo! Para saber mais sobre novelas, clique aqui!

Sair da versão mobile